A China possui uma das culinárias mais exóticas de todo o mundo.A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. Aqui é muito normal  a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios .

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.

IMG_3618

Pato Laqueado de Pequim

A culinária da parte norte da China (inclusive de Pequim) se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne e o famoso pato de Pequim laqueado. Já os pratos da região do sul do país são bastante variados. Não é novidade a utilização de iguarias muito exóticas, como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos. Tais hábitos, bastante exóticos para os padrões ocidentais, foram assimilados pelos chineses em virtude dos períodos de pobreza, guerra e carência alimentar por que passaram ao longo da história.

Para comer, os chineses usam instrumentos parecidos com o hashi japonês, que segundo eles, tornam a comida mais saborosa. Geralmente, os mesmos não gostam de tomar bebidas junto com as refeições; dão preferência à sopa de soja .  E não se assuste quando você pedir  água num restaurante e receber água morna. Aqui isso é muito normal.

 


IMG_6960

Chips de ervilha

IMG_7213

Churros com sorvete. Uma especialidade deliciosa!


O cardápio da semana foi frango com broto de bambu e verduras na Wok, made in China ,regado ao óleo de sesam e temperado  com gengibre em pó. Reamente ficou uma delícia. Recomendo comer com arroz  basmati ou noodle chinês. Bom apetite!!!

 Frango temperado com gengibre, brócolis , cenoura, broto de bambu regado ao óleo de Sesam e temperado com gengibre.

Frango, brócolis , cenoura, broto de bambu regado ao óleo de Sesam e temperado com gengibre.